Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Laíntes"

Qualquer pessoa descendente do Fontão conhece as palavras: rebo, lefo, insara. Estas são palavras de uma língua antiga chamada de laíntes, falada entre os comerciantes de lanifícios. Como sabemos o Fontão era uma terra de vendedores de lanifícios, daí até o nome de "Lafureus". Por isso os residentes do Fontão sabiam falar essa língua, e ainda hoje, se diz uma palavra ou outra de laíntes, como por exemplo: "És um rebo"! Numa pesquisa na Internet fui dar ao site da Castanheira de Pera, onde se diz que o laíntes nasceu lá. E até se percebe dado que era uma zona de lanifícios onde havia muitas fábricas, e ainda hoje há. Diz-se que o laíntes foi criado para os comerciantes falassem entre si, sem os clientes se aperceberem e também no caso de um assalto dado que viajavam com o dinheiro.

Deixo aqui um pequeno texto em laíntes e algumas palavras retiradas do site da Câmara Municipal de Castanheira de Pera. http://www.cm-castanheiradepera.pt/lainte.asp


 
Dicionário
Laínte
Português
Alcatrefo
Alçomo
Almodovo
Artife
Batora
Broca
Caloio
Carmar
Coideia
Dronha
Garpar
Ladrilho
Larfar
Loreta
Maneza
Monas
Nampo
Obridoga
Paontra
Pedêça
Pissalta
Razopa
Rodélos
Verdunhar
Alfaiate
Almoço
Algodão
Pão
Barato
Casa
Caloteiro
Comprar
Bêbado
Dinheiro
Pagar
Ladrão
Falar
Água
Mulher
Batatas
Pano
Obrigado
Patrão
Peça
Rapariga
Rapaz
Tostões
Vender



Pequeno Diálogo em Laínte
- Choina codêpia, hoidêje a rêfa verse cópia.
- Insara amidêgo, o cames verdunhou timum de faiarra.
- Taêmes o cames, jordamos atilém ao cadéfe bercher um moiteira copio?
- Insara, o cames taêmes jorda carmar cidorras pra cachinar.
Tradução em Português
- Boa noite, hoje a feira foi boa.
- É verdade amigo, eu vendi muita fazenda.
- Também eu, vamos além ao café beber um copo de vinho?
- Sim, eu também vou comprar cigarros para fumar.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Avenidas Novas"

Após algum período sem publicações sobre a nossa aldeia, dado que não tem havido "novidades", mas ultimamente surgiu uma, foram recentemente cimentadas algumas ruas do lugar. Estas obras já foram concluídas a algumas semanas mas só agora aqui estão presentes. A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos cimentou algumas ruas da nossa aldeia, nomeadamente ao "Castanheirinho" (como é vulgarmente conhecido) e também foi cimentada a rua que vai para a conhecida Fonte Velha.
















sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

À semelhança do que a tradição vem confirmando, Figueiró dos Vinhos comemora mais uma vez o Carnaval, com muita folia e boa disposição.
Os festejos começam no dia 17 de fevereiro pelas 10h30 com o desfile das escolas do concelho, momento sempre muito apreciado pelos alunos e pela população que se junta no centro da vila para apreciar os fatos carnavalescos e os motivos alegóricos das escolas.
No sábado, dia 18 de fevereiro, na Casa da Juventude, pelas 16h, terá lugar a projeção de filmes antigos dos carnavais de Figueiró e pelas 18h, na Casa da Cultura será inaugurada a exposição "Memórias Carnavalescas".
O programa de sábado apresenta ainda a festa de Carnaval "Take off your mask", promovida pela associação Terractividade, a decorrer no Estádio Municipal a partir das 22h, com atribuição de um prémio ao melhor grupo mascarado.
No domingo, pelas 16h, na Casa da Cultura será apresentada a comédia "Umas Férias Bem Merecidas", pelo Grupo de Formação de Serviço de Andares em Hotelaria do Pólo de Formação de Figueiró dos Vinhos.
Junto anexamos cartaz do evento, para o qual agradecemos a sua melhor divulgação.



PaintBall

Decorre no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 10 horas, um Torneio de Paintball organizado pelo Município de Figueiró dos Vinhos e pela Forte Raposa, empresa de animação turística.
O evento irá ter lugar no campo de paintball da Ribeira Velha, sendo o transporte disponibilizado pela Câmara Municipal.
As inscrições decorrem até ao dia 17 de fevereiro e podem ser feitas junto do Gabinete de Desporto na Piscina Municipal pelos telefones 236551132 / 913085735 ou para gabdesporto@cm-figueirodosvinhos.pt.


Uma boa oportunidade para quem quiser mandar uns tiros, e também fica perto da nossa aldeia.