Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

Inauguração do Museu e Centro de Artes - Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos inaugurou o Museu e Centro de Artes
É com orgulho que inaugurámos o Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos.
Foi longo e difícil o caminho para chegar ao dia de abertura do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos que se pretende seja um novo marco no roteiro cultural da região e importante não só do ponto de vista do concelho, mas para o circuito regional de arte.
Situado num ponto nevrálgico da vila e junto ao Clube Figueiroense/ Casa da Cultura e ao Casulo de Malhoa, o Museu e Centro de Artes vem complementar estes dois equipamentos culturais, constituindo um polo cultural de relevo, que se pretende de referência na região e no âmbito de um consistente projeto de Turismo Cultural.
Tivemos a honra de inaugurar o Museu e Centro de Artes com obras dos figueiroenses por nascimento, os escultores Simões de Almeida Tio e Simões de Almeida Sobrinho e dos figueiroenses por adoção, José Malhoa e Manuel Henrique Pinto.
Mas a função deste espaço não se extingue nestes artistas. O Museu e Centro de Artes permitirá muito mais. Permitirá conhecer outros autores e outras obras em diálogo de tempos e espaços diferentes.
Com este edifício Figueiró dos Vinhos poderá enfrentar sem receio o futuro, numa vertente turística cada vez mais exigente mas também cada vez mais numerosa.
Agradecemos à Sra. Dra. Matilde Tomaz do Couto, Diretora do Museu José Malhoa a sua disponibilidade, o seu saber e empenho postos na inauguração desta magnífica exposição. Muito Obrigado. Agradecemos à Dra. Maria de Aires, do Museu do Chiado, a sua ajuda e os seus conselhos sempre muito sábios e o apoio que nos deu que foi determinante para termos entre nós o quadro emblemático de Malhoa “A Clara“. Agradecemos, igualmente, ao Sr. Arq. Luís Borges da Gama pelo seu entusiasmo e dedicação postos na abertura do Museu e Centro de Artes. Os seus conselhos e disponibilidade para o empréstimo de algumas obras, até hoje inéditas e nunca expostas, marcam de forma intensa esta inauguração.
Agradecemos a todos os Funcionários do Município que de algum modo participaram e contribuíram para a abertura do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos. Agradecemos a sua dedicação e esforço para que hoje pudéssemos inaugurar este novo equipamento para o nosso Concelho.
A inauguração do Museu e Centro de Artes é um marco – mas é apenas o começo.  Queremos um Museu participativo e de todos. Este é o nosso e o vosso Museu.




Sem comentários:

Enviar um comentário