segunda-feira, 17 de junho de 2013

Achado Histórico sobre a Capela e Festa de N. S. da Saúde

Antiga Capela de N. S. da Saúde
A faltar cerca de um mês para a Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, muitas são as questões que se põem a nível histórico a que poucos sabem responder, de que data remonta as festividades? Qual é a proviniencia da imagem de Nossa Senhora da Saúde? Qual a data da antiga capela? Entre outras... Numa pesquisa no sítio da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, na categoria do fundo local, onde a biblioteca disponibiliza um número de jornais sobre o concelho de Figueiró dos Vinhos, encontra-se o antigo jornal da freguesia de Campelo "Notícias de Campelo" cujo director era o padre da paróquia de Campelo. Este jornal continha a informação mensal sobre as ocorrências na freguesia. Uma pesquisa nos jornais de Julho de 1974 e Abril, Maio, Agosto-Setembro e Outubro de 1976, os números  50, 68, 69, 72 e 73 respectivamente. Descobriu-se que a antiga capela remonta a 1911, antes disso não havia veneração a actual padroeira mas sim à Nossa Senhora do Pranto em Vilas de Pedro, a zona do Fontão Fundeiro dava o seu contributo e um dos mordomos era sempre do Fontão, com a implantação da républica deu aso a novos ideais e o povo do Fontão quis uma capela e a sua respectiva padroeira, e assim foi, construiu-se uma capela e a festa começou-se a fazer nesse ano, em 1911. A imagem de Nossa Senhora da Saúde foi oferecida pelo Sr. Vasconcelos de Figueiró dos Vinhos (o dono da fábrica do Pão de Ló) e os mordomos desse ano foram: José Simões Barreiros, José Simões Lucas, José Simões Júnior e Joaquim Nunes Rodrigues. Este ano faz 102 anos que as festas são Realizadas, importante lembrar que antigamente se realizava no 3 Domingo de Junho e agora é no 3 Domingo de Julho. A capela que hoje lá existe foi construída em 1976 e já é da lembrança de muitos de nós. Foi construída porque segundo se consta a antiga já estava velha e danificada, daí a sua manutenção se tornar cara, fazendo-se uma nova acabaria com esse problema. Da comissão encarregue da construção da recente capela constam os seguintes nomes António Nunes da Silva, Joaquim Pedro Ribeiro e Agostinho da Silva Ribeiro. A data da inauguração da recente capela foi 29 de Agosto de 1976. Abaixo estão uns excertos do jornal que comprovam esta história toda.

(Clicando sobre as imagens, elas ampliam)








quinta-feira, 6 de junho de 2013

XI Encontro de Automóveis Clássicos - Figueiró dos Vinhos

Vai realizar-se no próximo dia 10 de Junho, o habitual Encontro de Automóveis Clássicos de Figueiró, na sua XI edição.
Esta iniciativa é organizada pelo Clube Automóvel Clássicos de Figueiró, com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos, empresa de ecoturismo Forte da Raposa, Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e Juntas de freguesia de Arega, Aguda, Bairradas, Campelo e Figueiró dos Vinhos.
O passeio inicia-se na Vila de Figueiró dos Vinhos seguindo para a Foz de Alge e daí uma volta pela freguesia de Arega. No regresso a Figueiró, será feita uma paragem para o almoço, reiniciando o passeio em direção à freguesia de Campelo. No final haverá ainda tempo para uma visita ao complexo de ecoturismo “Várzea da Raposa” em Ribeira Velha.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail: classicosfigueiro@gmail.


Tarde Musical

No próximo dia 9 de Junho  domingo, a partir das 16 horas, a Orquestra Consequência realiza uma Tarde Musical no Jardim Municipal (Coreto), em Figueiró dos Vinhos.

A Orquestra Consequência é um grupo musical que integra a Associação Cultural e Musical Sintonia Consequente, englobando também uma Escola de Música, proporcionando aos interessados nas artes musicais, uma aprendizagem e momentos de lazer, tendo a música como pano de fundo.