quarta-feira, 28 de março de 2012

Incêndio em S. João do Deserto


418 bombeiros apoiados por 119 veículos combatem um incêndio em São João Deserto, Penela, sendo o que destaca mais meios dos vários que lavram ao início da noite.
As chamas, que deflagraram ao início da tarde em florestas do concelho de Penela, Coimbra, levaram já à evacuação de algumas pessoas.
De acordo com fonte dos bombeiros de Penela, citadas pela agência Lusa, vários habitantes de pelo menos quatro povoações de Penela foram retirados das suas casas pelas autoridades.
«Tirámos as pessoas por precaução, porque o fogo estava muito perto», disse à Agência Lusa José Carlos Reis, do serviço municipal de Proteção Civil de Penela. O responsável adiantou que foram retirados habitantes das povoações de Casalinho, Porto da Vila, Carvalhais e Farelo.
De acordo com a fonte, 12 pessoas, na sua maioria idosos e acamados, foram transportados ao Centro de Saúde de Penela e serão acolhidos pela Misericórdia local. Os restantes, em número que não soube precisar, foram acolhidos por familiares.
Um total de 58 idosos foram retirados por precaução de uma unidade de cuidados continuados de saúde situada em Serradas de Freixiosa, Penela, devido ao incêndio que lavra no concelho, disse fonte da proteção civil municipal.
«O fogo ficou longe [da unidade de saúde], mas as pessoas foram retiradas por precaução e correu tudo bem», afirmou à agência Lusa José Carlos Reis, do serviço municipal de Proteção Civil de Penela.
Os utentes foram retirados com o auxílio de diversas ambulâncias e encaminhados para o Centro de Saúde de Penela e para o pavilhão multiusos da vila, onde foi instalado um hospital avançado do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), explicou.
Segundo os dados disponibilizados pela página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo, que eclodiu às 12:30 em São João do Deserto, mantém duas frentes ativas e está a ser combatido por 346 homens, auxiliados por 101 viaturas.
Segundo José Carlos Reis o incêndio mantém-se ativo e «praticamente incontrolável», evoluindo «por força do vento forte» numa zona de floresta com relevo muito acentuado, disse.
Segundo os dados disponibilizados pela página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) o fogo, que deflagrou às 12:30 em São João do Deserto, está a ser combatido por 418 homens, auxiliados por 119 viaturas.

Video: Clique aqui!


sexta-feira, 23 de março de 2012

Concerto de Bandas

No próximo dia 24 de março, pelas 21h30m, vai realizar-se na Casa da Cultura - Clube Figueiroense um concerto no qual vão atuar duas bandas filarmónicas, a Sociedade Aurora Pedroguense e a Filarmónica Figueiroense.
Este concerto tem entrada livre, e será uma oportunidade para ouvir as duas bandas que apresentarão as suas peças musicais, interpretadas pelos promissores jovens músicos da nossa região.

O Ciclo da H2O

Está a decorrer no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos uma exposição intitulada “O Ciclo da H2O”. Trata-se de uma exposição organizada pelo Município de Saint-Maximin em parceria com os seus geminados: Kompula - Mali, Pecàta - Hungria e Figueiró dos Vinhos.
As crianças das escolas destes municípios tiveram como tema a água para desenvolverem trabalhos que agora estão expostos em Figueiró dos Vinhos.
Esta exposição integra-se nas atividades da V Semana da Floresta que decorre até ao próximo dia 23 de Março.

4.ª Sessão do Clube Mozart

No próximo dia 24 de março, pelas 18 horas, terá lugar a 4.ª Sessão do Clube Mozart na Casa Municipal da Juventude, em Figueiró dos Vinhos.
A Sessão é dedicada ao tema “Figueiró, a «Viena» da zona do Pinhal – a excelência na formação de públicos” e ao visionamento em DVD da peça “O Fantasma da Ópera” de Andrew Lloyd Webber.
Esta é uma iniciativa conjunta da Artonus Produções, Conservatório de Música e Artes do Espetáculo, Agrupamento de Escolas e Município de Figueiró dos Vinhos.
A entrada é livre.

1.ª Edição do Concurso de Bandas - Figueiró RockFest

O Município de Figueiró dos Vinhos promove a 1.ª Edição do Concurso de Bandas - Figueiró RockFest com o objetivo de estimular a criação artística dos jovens, com especial destaque para as bandas locais e para o reforço da animação oferecida.
As bandas atuarão nos bares aderentes, sempre ao sábado, a partir de 7 de Abril, culminando com a atuação em palco nas duas semifinais a decorrer nas Festas do Concelho e a final na Feira de S. Pantaleão.
O regulamento está disponível no site do Município de Figueiró dos Vinhos e a entrega de inscrições deverá ser feita até ao dia 30 de Março, presencialmente na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos até às 17 horas ou remetida via e-mail de modo a ser recebida até às 21 horas do mesmo dia.

V Semana da Floresta

Entre 19 e 23 de Março decorre a V Semana da Floresta de Figueiró dos Vinhos.
Do programa da iniciativa fazem parte diversas ações que têm como pano de fundo a floresta e o ambiente, compreendendo atividades lúdicas, exposições, visita ao quartel do Bombeiros, a abertura do Figueir´Olimpicos, genericamente vocacionadas para a população escolar.
Sendo a Floresta uma riqueza do concelho de Figueiró dos Vinhos e de toda a Região do Pinhal Interior, anualmente, esta iniciativa chama a atenção para a importância que este setor tem.
A organização é do Município de Figueiró dos Vinhos e conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas, Bombeiros Voluntários e CLDS – Gerações Activas, bem como uma presença muito especial da Mairie de Saint Maximin, vila francesa geminada com Figueiró dos Vinhos.

sexta-feira, 16 de março de 2012

IV Figueirólimpicos

A IV edição dos Figueirólimpicos realiza-se nos próximos dias 21, 22 e 23 de março nos vários espaços desportivos de Figueiró dos Vinhos, iniciativa na qual participam os alunos dos 2.os e 3.os ciclos e secundário.
As atividades desportivas abrangem um grande leque de modalidades que vão da natação aos jogos de campo como o futsal, basquetebol e volei, passando pelas provas de pista e provas com aparelhos.
Esta iniciativa é organizada pelo Agrupamento de Escolas e apoiada pelo Município de Figueiró dos Vinhos, que conscientes da necessidade de motivar os jovens para a prática de desporto, têm conciliado os seus recursos físicos e humanos para desenvolver o gosto pelo desporto nestas faixas etárias, contrariando o sedentarismo.


Festival de Natação

Figueiró dos Vinhos marca mais uma vez posição de destaque no campo desportivo, com a realização do festival de natação no próximo dia 17 de março, às 15 horas na Piscina Municipal de Figueiró dos Vinhos.
Participam neste festival as escolas de natação de Figueiró dos Vinhos, Sertã, Pedrógão Grande e Ansião.  O evento é organizado pelo Gabinete de Desporto da Câmara de Figueiró dos Vinhos e pela secção de natação da Associação Desportiva desta vila. Os participantes irão mostrar ao público assistente, o trabalho que têm desenvolvido nas várias classes de natação, fazendo uma demostração desta prática desportiva.


1.ª Mini Maratona Indoor Cycling

No próximo dia 31 de março pelas 15h30m vai realizar-se no pavilhão gimnodesportivo de Figueiró dos Vinhos a 1.ª mini maratona Indoor Cycling. Os interessados terão de formar equipa com outro elemento para realizar a prova que terá a duração de 3 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 26 de março: pelos números: 918433924 ou 236551132. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: gabdesporto@cm-figueirodosvinhos.pt.
Esta é uma iniciativa do Município de Figueiró dos Vinhos, através do seu gabinete de desporto, que dá continuidade ao objetivo de fomentar a prática do desporto nos munícipes como forma de terem uma qualidade de vida mais saudável.


Passeio de Kartcross

O Município de Figueiró dos Vinhos, através do Gabinete de Desporto, promove no próximo dia 25 de março um Passeio de Kartcross no Cabeço do Peão a partir das 15 horas.
As inscrições custam 38€ por kart bi-lugar e podem ser feitas até ao dia 22 de março através dos telefones 236551132, 918433924 ou pelo e-mail gabdesporto@cm-figueirodosvinhos.pt.

terça-feira, 6 de março de 2012

7 Maravilhas - Praia Fluvial das Fragas de S. Simão é pré-finalista!

Foi selecionada por um painel de 70 especialistas, uma praia do concelho de Figueiró dos Vinhos para as 70 praias pré-finalistas das "7 Maravilhas 2012 - Praias de Portugal".
De um total de 295 praias nomeadas, o júri selecionou a Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, na categoria de Praias de Rios.
A short list de 21 Finalistas é selecionada por um painel de 21 personalidades notáveis, de vários quadrantes da sociedade portuguesa, e revelada a 7 de Maio de 2012, data em que se inicia a votação pública.