sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lagarto

No dia em que foi construída a vedação, conseguiu-se fotografar este lagarto, segundo uma breve pesquisa da net, o nome dele é Lagarto de Água sendo baptizado de "Lafureu Azul".





Fotografo: JP

Vedação

No passado dia 24 de Abril um grupo da população do Fontão Fundeiro, construi uma vedação para impedir as constantes invasões de veados e javalis. Tendo a vedação cerca de 250m de comprimento.


Começamos cerca das 10 horas da manha, abrindo os primeiros buracos para a colocação dos postes.
Abriu-se caminho por entre o mato e as silvas, enquanto o resto do pessoal enterrava os postes.




O que nos ajudou muito foi um utensílio, fornecido por o Sr. Alexandre, um abre-buracos.











Os trabalhos continuavam....





Finalizado a colocação dos postes, começamos a estender e pregar a rede.










Acabados de estender os primeiros 50 metros de rede, fomos ter com o Sr. Acácio que estava na Churrasqueira N. S. da Saúde a preparar o almoço (grelhados).














Começamos a almoçar cerca das 12h 30m entrada (línguas secas) uma especialidade do Sr Acácio. Depois de bem comidos e bem regados fomos tomar café na superfície comercial do Sr. Amadeu.
De regresso ao trabalho...











Ao longo da tarde os trabalhos continuavam, o Sr. Acácio ia mantendo as línguas secas molhadas com umas minis do estabelecimento do Sr. Amadeu.

















Por fim acabamos o trabalho, foi um dia bem passado, reinou o convívio e a boa disposição, esperamos é que os javalis e veados deixem de invadir as hortas. O nosso agradecimento ao Sr. Acácio pela confecção e oferta do magnifico almoço. Esperamos que para o próximo conste na ementa as ditas cujas (salsichas).
Queremos também agradecer ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Sr Eng. Rui Silva pela cedência da rede.
A todos os participantes os nossos agradecimentos.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Especies existentes na zona do Fontão


O Javali







O javali (do árabe djabali, significando porco montanhês), também chamado javardo (Sus scrofa), é um mamífero artiodáctilo, da família Suidae de médio porte e corpo robusto.
Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg. Medem entre 125 e 180 cm de comprimento.




Habitat



Os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. Em sua ampla área de distribuição ocupam bosques temperados.







Hábitos alimentares



O javali passa grande parte do dia fossando a terra em busca de comida. É um animal omnívoro, com preferência por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Também invadem terras cultivadas, especialmente campos de batata e milho.
Os javalis também incluem animais em sua dieta, como caracóis, minhocas, insectos, ovos de aves e até pequenos mamíferos. Também consomem animais mortos.



Quotidiano



O javali, durante o dia, é normalmente sedentário e descansa em tocas (malhadas), onde faz seu encame (a "cama" do javali chama-se mancha). Durante as noites é bastante activo, chegando a percorrer distâncias consideráveis, que podem variar de 2 a 14 km por noite. Nos bosques utiliza quase sempre os mesmos caminhos para suas andanças, mas as fêmeas prenhes ou com crias tornam-se mais sedentários.


(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Javali)








Esquilo



O Esquilo é um pequeno mamífero roedor de corpo alongado com cerca de de 25 cm de comprimento. A cauda é comprida e com 22 cm de comprimento, levantada sobre a cabeça em forma de penacho e com pêlos abundantes, dispostos como a rama de uma pena. Os membros anteriores são mais curtos do que os posteriores e apresentam patas com 4 dedos, enquanto que os posteriores têm 5 dedos.Pesa cerca de 250 gr. A cor é variável de animal para animal e muda com o clima e estações do ano. No Inverno o pêlo é acastanhado com reflexos ruivos, misturado de cinzento no dorso ou na cabeça. O ventre é branco. Tem a visão, olfacto e audição muito apurados.
Habita nas florestas, seja qual for a altitude. É um animal muito vivo e ágil, correndo e saltando de ramo em ramo com muita facilidade.



Alimentação




Alimenta-se de frutos, sobretudo nozes e pinhões. É muito previdente, pois quando a comida abunda, guarda em buracos das árvores, sob a pedras ou em cavidades que ele próprio escava, alimentos que pode consuumir em períodos de maior escassez, nomeadamente no Inverno.
Durante o tempo quente dorme durante o dia e só sai da toca de madrugada e ao crepúsculo. Pressente as mudanças de tempo , noemadamente , ficando muito inquieto e emitindo um assobio característico, que só emite quando está agitado. Consegue prever as tempestades com 12 horas de antecedência. Assim que o mau tempo começa, recolhe-se à toca.
(Fonte:http://www.minerva.uevora.pt/eschola2002/animais/esquilo.htm)




Veado


O veado-vermelho (Cervus elaphus) é uma espécie de veado de grande porte do hemisfério norte, distribuído pela Europa, Ásia e Norte da África. A espécie foi também introduzida em várias regiões do mundo.


O veado-vermelho é um mamífero artiodáctilo ruminante da família Cervidae. É um animal de grande porte, sendo o maior cervídeo depois do alce. O peso varia com a região, sendo que mais ao norte os animais tendem a ser maiores: os machos podem pesar até 350 kg na Europa Central, mas na Península Ibérica não passam dos 250 kg e as fêmeas 150 kg.


O aspecto mais chamativo de diferenciação entre machos e fêmeas é a presença nos machos das galhadas (hastes). Trata-se de estruturas ósseas ramificadas que crescem todos os anos no alto da cabeça dos machos, caindo após a época da reprodução. A galhada cresce envolvida em uma fina capa de pele rica em vasos sanguíneos, que seca quando a galhada atinge seu tamanho máximo no ano.
Em cada macho, a galhada cresce mais e ganha mais ramificações a cada ano, de maneira que os machos mais velhos têm galhadas mais exuberantes. A função destas estructuras está ligada à competição pelas fêmeas durante a época da reprodução, quando machos rivais medem forças empurrando-se com as galhadas.


O veado-vermelho come uma grande variedade de matéria vegetal. As fontes de alimentos destes animais incluem ervas, folhas, brotos de árvores e arbustos, frutos e cogumelos. No outono e inverno europeu consomem muitas bolotas de carvalhos e árvores similares. (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Veado-vermelho)



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Prova de Vinhos


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aniversário do Blog

No dia 6 de Maio o blog faz 1 ano!!
Fica aqui o link para poderem ver a primeira mensagem aqui publicada.
http://fontao-fundeiro.blogspot.com/search?updated-max=2009-05-10T18%3A33%3A00%2B01%3A00&max-results=10

Figueiró Florido


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dr. Manuel Simões Barreiros

Foi presidente de Câmara de Figueiró dos Vinhos, fica aqui um artigo sobre este grande "Lafureu".
http://booklandia.pt/tozemcsilva/?p=146&cpage=1#comment-584

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Ribeira vai cheia!!!

O pequeno ribeiro do Fontão leva uma boa quantidade de água, o que significa que este ano a água não vai faltar.





A Ribeira de Alge que passa em Moinho Novo, também leva muita água.





segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aviso

Foram feitas algumas alterações nas sugestões, foram colocados mais links de blogs e sites.

Sondagem

Do lado direito está a ocorrer uma sondagem, podem votar, os resultados seram apresentados no Domingo.

domingo, 4 de abril de 2010

Festa de N. S. da Saúde 2010

A Festa do Fontão é só em Julho, mas já aqui fica o cartaz com o programa:

Aparece e traz um amigo!!!